Pin Up

              A sensualidade vintage



O Pin Up consegue ser incrivelmente a mistura do sensual com inocente, eu particularmente me encanto cada vez mais com esse estilo que se no inicio da década de 40 era passatempo de soldados americanos, hoje ocupa lugar na moda, decoração, publicidade e principalmente influência o estilo de mulheres de atitude que vão contra a ditadura da magreza pois o Pin Up valoriza as curvas e um corpo bem desenhado. 

O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. 

As imagens "pin up" podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante, para serem pendurados (em inglês, pin up). 

No final do século XIX, as artistas burlescas usavam cartões de visita para promoverem os seus shows e serem conhecidas dentro e fora dos teatros, estes cartões eram  estratégicamente encontrados onde houvesse maior circulação da população masculina.



Foi o primeiro conceito erótico usado de forma comercial, também a primeira vez que foi mostrado na mídia roupas íntimas femininas, como a lingerie.











Mas na verdade os primeiros indícios do Pin UP dá-se no final do século XIX, em Paris, no ano de 1912 o artista Paul Chabas pintou September Morn, a pintura retratava uma moça banhando-se no lago.


Pouco depois na França Raphael Kirchner começou a ilustrar cartões postais, apesar de ilustrar uma grande variedade de cartões, Kirchnner chamou atenção pelas ilustrações de mulheres, ilustrações que foram muito populares com as tropas da Primeira Guerra Mundial.


Artistas Pin Up:

Gil Elvgren (1914 - 1980), americano foi um dos mais importantes artistas pin-up  do século XX. Seguia um critério para a criação de suas pinups: elas deveriam possuir um rosto de quinze anos em um corpo de vinte.  

Gil Elvgren







Muitas de suas modelos, entre elas Myrna Hansen, Myrna Loy, Donna Reed, Arlene Dahl, Barbara Hale, e Kim Novak, só fizeram sucesso no cinema depois de posar para o artista. 


Gil Elvgren e sua modelo em momento de criação 

Ele mesmo fotografava suas modelos, e ao olhar e comparar  as fotografias com as ilustrações, podemos entender melhor como o artista conseguia retratar tão bem a beleza feminina.











Alberto Vargas também foi um dos gigantes artistas do Pin Up ele era peruano e começou a sua carreira nos Estados Unidos, como o pintor oficial para as ZiegfeldFollies1919-1934. 
Em 1940 conseguiu sua ascensão quando foi contratado para substituir George Petty pinup na Esquire revista


Alberto Vargas


Além de enfeitar as páginas da Esquire revista a partir de 1940 até 1947, sua aquarela impecável e Meninas airbrushed Varga adornavam aeronaves, navios e até mesmo revestimentos uniformes de os militares dos EUA durante a época da II Guerra Mundial. 

A partir de 1960 até 1976, "Meninas Vargas" de Alberto regularmente estampou 

as páginas da Playboy como um recurso mensal. 
Tanto a "Varga" e "Vargas" meninas são incluídos entre os ícones mais reconhecidos culturais do século 20. 











0 comentários:

Postar um comentário